Energia

Podemos ter várias formas de energia: cinética, potencial, química, nuclear.
Por exemplo, quando Sísifo, como condenação, tinha de rolar uma grande pedra até ao cume de uma montanha usava a energia química (que é liberdade e absorvida durante as reacções químicas através da construção e destruição de ligação entre os átomos) do seu corpo e fornecia energia cinética (é a energia que um objecto possui devido ao seu movimento) à pedra. Quando a pedra rolava pelo cume abaixo, temos energia potencial (energia devida a um estado de um sistema).
Energia é descrita de maneira geral como o condutor que faz as coisas acontecerem e mudarem. 

A conjuntura do país (e do mundo) mudou radicalmente a vida da maioria das pessoas. Para além de estarmos confinados às paredes das nossas casas, a situação agrava-se para quem está privado de meios essenciais, desde a impedimento de abastecimento de bens até à impossibilidade de obter sustento financeiro.

Esta situação fez com que muita gente se visse na posição de Sísifo e assistisse à sua vida a rolar cume abaixo. Por esse facto, é preciso catalisarmos a nossa energia e fazermos para que as coisas efectivamente aconteçam e mudem.

Desta forma, para quem se vê com dificuldades em pagar as propinas na faculdade, os estudantes da Universidade de Coimbra 2019/2020 podem, até ao dia 30 de Maio, candidatar-se ao Fundo de Apoio Social. Conforme os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), o objectivo é “comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros com manifestas e comprovadas dificuldades económicas e fazer face a situações de comprovada emergência entendidas como situações de grave risco de sobrevivência de um ano que não possui ou deixou de possuir meios para prover às sua necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação”. A candidatura pode ser feita em  https://portal.sas.uc.pt/cand_fas e todas as informações sobre o FAS 2019/2020 estão disponíveis em https://www.uc.pt/sasuc/Bolsas-de-Estudo-Outros-Apoios/FundoApoioSocial

Para aqueles que é manifestamente um obstáculo o pagamento de uma renda, a Lei n.º 4-C/2020 de 6 de abril  (https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131193439/details/maximized) veio estabelecer um “Regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda devida nos termos de contratos de arrendamento urbano habitacional e não habitacional, no âmbito da pandemia COVID-19.” Este regime “é aplicável às rendas que se vençam a partir de 1 de abril de 2020”, quando ocorra “uma quebra superior a 20% dos rendimentos do agregado familiar do arrendatário face aos rendimentos do mês anterior ou do período homólogo do ano anterior” e “a taxa de esforço do agregado familiar do arrendatário, calculada como percentagem dos rendimentos de todos os membros daquele agregado destinada ao pagamento da renda, seja ou se torne superior a 35%”.

Para quem procura um trabalho ou formas de ganhar dinheiro, surgiu a iniciativa “Acolhe um trabalho” (https://www.acolheumtrabalho.pt). O projecto descreve-se como uma iniciativa “que procura nada mais, nada menos, que oferecer uma solução que identifica empresas que neste momento não têm pessoas para produzir e pessoas que querem produzir.”
A ManPower (https://www.manpowergroup.pt/pt/pagina/104/ofertas-emprego) continua a mostrar ofertas trabalho temporário em diversas empresas.
Igualmente “O Lidl precisa de ti!” oferece oportunidades de emprego de Norte a Sul do país (https://empregos.lidl.pt/pt/2429.htm), destacando que “neste momento, Portugal precisa de todos. Portugal precisa de todos os retalhistas. Das mercearias, do supermercado, do hipermercado, de todos. Portugal precisa das nosas lojas abertas. E nós precisamos de ti. Estamos a passar por uma época sem precedentes. Uma época na qual temos de nos unir e cumprir com a nossa missão e o nosso compromisso: garantir que os portugueses têm acesso a bens alimentares de primeira necessidade. Não vamos falhar para com os portugueses. Mas precisamos de ti!”
Fazer entregas ao domicílio poderá ser também uma opção através da UberEats (https://www.uber.com/pt/pt-pt/drive/delivery/)
O Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde - Covid-19 (https://iefponline.iefp.pt/IEFP/medApoioReforcoEmergencia/overview.jsp) é uma “medida temporária e excecional, que consiste no apoio à realização de trabalho socialmente necessário, para assegurar a capacidade de resposta das instituições públicas e do setor solidário com atividade na área social e da saúde, durante a pandemia da doença COVID-19.”
Alguns sites permitem ganhar algum dinheiro
- https://www.swagbucks.com - fazer compras online, ver vídeos, jogar ou pesquisar na internet;
- https://www.earnhoney.com/en - ver vídeos, jogar, e fazer compras;
- https://www.instagc.com - visitar sites e assistir a vídeos
Existe também a oportunidade de ser freelancer em https://www.freelancer.pt/# e https://www.workana.com/pt/jobs?country=PT
Há sempre a possibilidade de criarmos maneiras de vender coisas que já não usamos ou dar aulas/explicações online.

Para quem o isolamento se está a tornar psicologicamente insustentável, existe a UCare (https://www.uc.pt/sasuc/Alimentacao/2020/UCare_aviso_notice.pdf) e a Acalma.Online (https://acalma.online/).

Para vítimas de violência doméstica, existe o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica - 800 202 148, gratuito e a funcionar 24 horas por dia. Nada de "Máscara 19", uma campanha que não está nem nunca esteve a funcionar. 

Para quem pretende ajudar, foram criados diversos mecanismos para o podermos fazer:
- https://sosvizinho.pt e “amigo vizinho”: objectivo de fazer chegar aos grupos de risco idosos e doentes crónicos os bens essenciais para evitar que estas pessoas tenham que sair das suas casas;
https://helpinghand.pt : visa a entrega de bens essenciais a pessoas que façam parte dos grupos de risco e que estejam em situação de isolamento e disponibilização a médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde alojamento temporário – prevenindo a exaustão por causa da deslocação e dos horários, e o risco de contaminação das suas famílias;
- https://app.queroajudar.org : para quem precisa de ajuda ou para quem quer ajudar;
- https://tech4covid19.org : trabalha em vários projetos para ajudar a resolver alguns dos problemas causados pela Covid-19. 
- https://www.animalar.pt : para tirar dúvidas sobre animais de estimação e tomar conta de animais de médicos e internados


Para quem tenha ideias e as pretenda partilhar, https://covid.pt/spaces/1/pages/129/pt

Referências: 
Física em 30 segundos 
O mito de Sísifo - Albert Camus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galileu tinha razão

(may the) Force (be with you)