Primeira lei de Newton: princípio da Inércia
Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.
Lei I: Todo corpo continua no seu estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Erna Hanfstaengl era a filha de um educador formado em Harvard que chegou a trabalhar para Roosevelt.
Maria Reiter tinha 16 anos e trabalhava numa loja em Obersalzberg.
Geli era filha de Leo Raubal e Angela Raubal, tinha 17 anos e todos falavam da sua personalidade viva e graciosa.
Eva Braun tinha 17 anos, era fotógrafa e trabalhava como assistente e modelo para Heinrich Hoffmann.
Unity Mitford era uma aristocrata inglesa, apoiante do nazismo e anti-semita.
A “inércia” da vida destas mulheres teve uma força aplicada comum: Adolf Hitler (aquele que todos gostávamos que efectivamente fosse só o amiguinho imaginário do Jojo Rabbit).
Das seis mulheres por quem Hitler se apaixonou, quatro delas tentaram ou chegaram a suicidar-se. Stefanie foi a primeira mulher por quem Hitler se apaixonou e fantasiava raptá-la e suicidarem-se os dois.
Geli e Eva têm os seus corpos em “estado de repouso”. Geli queixou-se várias vezes dos comportamentos possessivos do seu tio Hitler, chegando a relatar que ele gostava de se deitar no chão enquanto Geli passava nua por ele. Hitler queria que ela lhe urinasse em cima. Suicidou-se em 1931. Quanto a Eva, ingeriu uma cápsula de cianeto enquanto Hitler se suicidava com um tiro, após 40h de estarem casados.
Uma corda e um tiro foram os atritos que tentaram travar os movimentos de Maria e Unity, respectivamente. Sobreviveram.
Passados quase 3 séculos da publicação da obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, Hitler proferia “A minha noiva é a minha pátria”. Pena das amantes que teve pelo caminho.
Referências:
Ascensão, Poder e Crime - Manuel S. Fonseca
https://www.britannica.com/biography/Isaac-Newton
Comentários
Postar um comentário